quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cultivar maconha em pequeno vaso não é crime para a Corte Suprema da Itália


walterfm1 às 13:02

Um rapaz de 23 anos residente no sul da Itália, no município de Scalea (Catanzaro), acaba de ser absolvido por atipicidade de conduta criminal pela Corte de Cassação da Itália, o órgão de cúpula da Justiça peninsular.
O rapaz cultivava um pequeno vaso de maconha no terraço da sua casa. Para a Corte, o fato, “embora rígido o ordenamento jurídico sobre drogas, não tem potencial ofensivo”. Portanto, relevância.
Os ministros da Corte de Cassação mudaram a jurisprudência que entendia típica e punível a conduta de cultivação canábica.
Pelo acórdão 25674 (sentenza 25674 ), o novo entendimento estabelecido diz não se punir apenas condutas não previstas em lei, mas, também, “não se pode punir uma conduta típica que não cause dano a ninguém: nullun crimen sine lege ma anche nullum crimen sine injuria.
Como se percebe, a Corte estabeleceu a regra de atipicidade para a posse limitada de planta proibida, ou de substância com princípio ativo, quando não há potencial para provocar dano. Assim, sem potencial ofensivo, não existe crime. No fundo, o velho princípio de que não existe crime sem vítima.

PANO RÁPIDO. O Brasil, pelo seu Supremo Tribunal Federal, demorou anos para tratar da chamada Marcha da Maconha. Apesar do texto cristalino e solar da Constituição, a chamada Marcha da Maconha era tida, pela cultura do proibicionismo imposta pelos norte-americanos ao planeta, como apologia de crime.

Por lei, a Holanda permite, em cada residência, o cultivo de até dois vasos de cana da índia (maconha) e para finalidade terapêutica. Mais de dois vasos tipifica crime.

Wálter Fanganiello Maierovitch

Nenhum comentário:

Postar um comentário