segunda-feira, 6 de junho de 2011

Especialista russo critica descriminalização de drogas



Para Viktor Ivanov, é “uma campanha de propaganda para promover o uso de narcóticos”

www.diariodarussia
06/06/2011

O chefe do Serviço Federal de Controle de Drogas na Rússia, Viktor Ivanov, criticou o movimento mundial para a legalização de algumas drogas ilícitas e o chamou de “uma campanha de propaganda para promover o uso de narcóticos”.
Uma parte da mídia interpretou erroneamente o relatório da comissão como uma opinião oficial das Nações Unidas. Disse Ivanov: “Temos de nos dar conta de que estamos lidando aqui com propaganda global da venda de drogas ilícitas. Essa campanha está vinculada a lucros imensos que chegam a cerca de 800 bilhões de dólares anuais.”
Ivanov acrescentou que a Rússia já havia passado pela triste experiência de legalizar temporariamente certas drogas, especialmente aquelas que contêm codeína, usado por suas propriedades no combate à tosse e à diarreia.
O funcionário disse que os russos consomem anualmente cerca de seis toneladas métricas de codeína, que possui essencialmente as mesmas propriedades da heroína, e a demanda por essa droga está crescendo exponencialmente. Em obediência às ordens do Presidente Dmitri Medvedev, drogas relacionadas à codeína só serão vendidas mediante a apresentação de receita médica, a partir de novembro de 2011.
Segundo estatísticas das Nações Unidas, existem 2,5 milhões de viciados em drogas na Rússia e mais de 5,1 milhões usuários de drogas no país. Medvedev ordenou em abril que se elaborassem propostas que introduzam o tratamento médico obrigatório como alternativa para as medidas penais contra os viciados em drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário