segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cuiabá: Programas educacionais atuam na prevenção às drogas


Mídia News


Os dois programas têm como objetivo ampliar o tempo do estudante na escola e a participação da comunidade no ambiente escolar

Os programas ‘Mais Educação' e ‘Escola Aberta', desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), serão ampliados e ajudarão nas ações do "Plano Estadual de Combate às Drogas". Os dois programas têm como objetivo ampliar o tempo do estudante na escola e a participação da comunidade no ambiente escolar, por meio de práticas esportivas, pedagógicas, recreativas e culturais.

O Plano, que será lançado no próximo dia 23 de novembro, pelo Governo do Estado, tem por meta promover a prevenção, tratamento e redução de danos aos usuários, e repressão ao comércio de entorpecentes. Nesse esforço, a Seduc, em parceria com o Governo Federal, poderá contribuir para evitar o acesso dos estudantes da rede estadual às drogas.

O ‘Mais Educação' oferta atividades educativas, lúdicas, culturais e formativas para os estudantes no contraturno escolar. Professores e diretores das escolas que desenvolvem o programa avaliam que a permanência dos alunos em tempo integral na escola impede que eles fiquem "ociosos e vulneráveis". Por sua vez, o ‘Escola Aberta' promove qualificação profissional, atividades recreativas e culturais às comunidades do entorno das escolas atendidas. As atividades ocorrem aos finais de semana e contribuem para maior inserção e cuidado dos moradores para com as escolas.

Conforme a gerente da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, Gláucia Ribeiro, a meta para 2012 é ampliar o ‘Mais Educação' para mais 200 escolas e o segundo programa para mais 10. Ela explica que o objetivo é assegurar que os dois programas sejam implantados prioritariamente nas unidades de ensino que apresentam elevado índice de violência e alta vulnerabilidade social.

Outras cinco ações também serão desenvolvidas pela Seduc dentro do Plano. São elas: formação sobre a temática "drogas", apoio as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), apoio e acompanhamento dos projetos de saúde e prevenção nas escolas, promoção e realização de pesquisas sobre o tema com alunos da rede estadual e realização de campanhas informativas dirigidas aos alunos.

RECURSOS

Para assegurar o cumprimento das ações, a Seduc vai investir 1% de seu orçamento anual, o que para 2012 representará recursos em torno de R$ 150 mil. Segundo Gláucia Ribeiro, a Secretaria já assegurou em seu Plano Plurianual (PPA) as verbas para a realização do trabalho.

Sobre a necessidade de formação dos profissionais da educação, ação prevista, Gláucia Ribeiro cita como exemplo o fato dos professores não receberem formação inicial nas graduações, para trabalhar com os alunos a temática da prevenção ao consumo de drogas. "Por isso vamos realizar formação continuada voltada para o tema em conjunto com instituições parceiras", disse.

PARCERIA

Ainda dentro das ações previstas pela Seduc, projetos realizados em parceria com demais instituições do Estado serão ampliados. É o caso Proerd, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar e que consiste na realização de aulas ministradas por policiais militares, uma vez por semana em diversas unidades de ensino do Estado. "O programa tem duração de um ano e enfatiza a importância da disciplina e prevenção ao uso de entorpecentes", citou Gláucia.

Somente em 2011, a Seduc investiu R$ 82 mil na aquisição e distribuição de cartilhas e camisetas aos alunos que participaram do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário