quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Unasul analisa implantação de plano de ação para combate às drogas

17/11/2011 - 9h23
Internacional
Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Conselho de Drogas da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) reúne-se hoje (17) e amanhã para analisar a execução na região do Plano de Ação de Narcóticos, cujo objetivo é intensificar o controle e o combate ao narcotráfico, assim como implementar medidas de apoio aos usuários. As discussões ocorrerão em La Paz, na Bolívia.

O vice-ministro da Defesa Social e Substâncias Controladas da Bolívia, Felipe Cáceres, disse que a ideia é analisar o problema causado pelas drogas em toda a região. Segundo ele, os temas referentes ao assunto incluem a lavagem de dinheiro, a redução da oferta e da procura e medidas de controle e de desenvolvimento alternativo sustentável.

O representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), Cesar Guedes, acrescentou que a produção de drogas nas Américas preocupa a entidade. Segundo ele, entre os países apontados como produtores de cocaína, a Colômbia ocupa o primeiro lugar, com 40% da produção da região.

De acordo com Guedes, o mesmo percentual é identificado no Peru, com a diferença que o mercado colombiano de drogas atinge mais países do que o peruano. Em seguida, vem a Bolívia, responsável por 20% de produção de cocaína na América do Sul.

*Com informações da agência pública da Bolívia, ABI//Edição: Graça Adjuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário