segunda-feira, 28 de novembro de 2011

UNODC e Ministério da Saúde fazem Oficina sobre Escolas de Redução de Danos

UNODC Brasil
23 de novembro de 2011 - Consolidar diretrizes e linhas gerais de funcionamento das Escolas de Redução de Danos, estabelecer indicadores de monitoramento e avaliação dos projetos e promover a articulação regional. Esses foram os objetivos da I Oficina das Escolas de Redução de Danos do SUS, resultado de uma parceria com o Departamento de DST/Aids/HIV - SVS, a Coordenação da Política Nacional de Humanização - PNH/SAS, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - UNODC contando, também, com o apoio da OPAS/OMS.
Realizada entre os dias 16 e 17 de novembro de 2011, a oficina contou com a participação do representante do UNODC para o Brasil e o Cone Sul, Bo Mathiasen, do Coordenador da Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Roberto Tikanori, de representantes da OPAS/OMS, do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, da Diretoria de Ações Programáticas Estratégicas - DAPES/SAS do Ministério da Saúde, além de coordenadores de projetos de Escolas de Redução de Danos do SUS e coordenadores de saúde mental municipais e estaduais.
Durante os dois dias, foram promovidas mesas redondas, discussões e grupos de trabalho, onde os participantes puderam ter contato com o panorama atual das Escolas de Redução de Danos, bem como discutir avanços já conquistados e futuros desafios.
Na abertura do encontro, Bo Mathiasen ressaltou a importância de tais parcerias: "A realização desta Oficina representa a primeira atividade concreta de mais uma parceria do UNODC com o Ministério da Saúde. Temos um histórico importante de apoio às ações de redução de danos, por meio das atividades implementadas com o Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, desde 1994. O trabalho com a Área Técnica de Saúde Mental, especialmente nesta proposta de qualificação das ações de redução de danos, se soma a uma experiência de grande valor para o UNODC no Brasil."
Bo Mathiasen também ressaltou a importância de investimentos permanentes na qualificação profissionais em práticas de redução de danos, que já tem sua eficiência e eficácia comprovadas. Desde 1994, o Brasil conta com um Programa Nacional de Redução de Danos, no entanto, este foi o primeiro esforço de compartilhamento de experiência entre os diversos atores de todas as regiões do país.
Atualmente, existem 58 Projetos de redução de danos, distribuídos em 20 estados, das cinco regiões geográficas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário