domingo, 14 de agosto de 2011

Dr. Cyro Scala: A legalização das drogas e a "Caixa de Pandora"



A legalização das drogas e a "Caixa de Pandora"

As drogas, lato senso,tem sido usadas desde tempos remotos na história da humanidade,tornando-se, seu uso, fato cultural e até mesmo religioso. O vinho, por exemplo, é utilizado na Eucaristia. Há drogas usadas na Medicina que são importantes e podem salvar vidas. Todavia,nós vamos abordar as drogas, strictu senso,proibidas em nossa legislação. Há anos passados nós freqüentamos, como estagiários, um hospital psiquiátrico e vimos os horrores das psicopatias, psicoses, epilepsias e alguns casos de alcoolismo, mas nada parecidos com o cenário de agora. Basta observarmos a céu aberto a cracolândia. A ação destas drogas é devastadora sobre a parte mental e física dos dependentes. Elas tiram a capacidade de tomar decisões certas e muitos usuários caem na criminalidade. Alguns dependentes informaram-me que a iniciação foi com álcool, outros com maconha e outras drogas. Na realidade sabemos que é necessária uma suscetibilidade mórbida para a dependência. Infelizmente não podemos saber quem é e quem não é susceptível antecipadamente. A fuga da realidade pode explicar a motivação de muitos usuários. Um adolescente feio gostaria de ser lindo, por exemplo, o pequeno, grande, o pobre, rico e assim por diante. Na etiologia da doença entram fatores genéticos e adquiridos bastante complexos. A prevenção é a melhor arma para este terrível problema. A Educação em todas as escolas de todos os níveis, com as informações necessárias sobre as drogas e seus terríveis efeitos deveria ser obrigatória. A educação em casa pelos pais é de suma importância, naturalmente estes deverão ser orientados com informações necessárias. Os dependentes devem ser tratados psiquiatricamente e se necessário com internação. Os usuários “sociais” devem receber reeducação e orientação especializada. Os traficantes devem receber duras penas. A polícia deve ser aparelhada para o combate a estes criminosos com uso da Inteligência, principalmente. A ação policial também deve ser preventiva A legalização das drogas seria como abrir a caixa de Pandora e não sei se restaria a Esperança. Vejamos, pois, os resultados nesta terrível situação:
Os preços das drogas cairiam: Aumentaria o número de usuários e dependentes. Facilitaria a aquisição das drogas;
O governo ou particulares venderiam as drogas;
O governo cobraria impostos sobre as drogas. Os traficantes fariam o câmbio negro...
Os outros traficantes procurariam outros ramos da criminalidade (ou alguém pensa que eles ficariam honestos?)
As crianças comprariam maconha com o dinheiro de bala...
Muitos diriam “as drogas são legais, portanto, não fazem mal”. Não haveria o receio de ser abordado e preso pela polícia ou ser notícia nos jornais ou TV.
Isto tudo aconteceria no Brasil, com uma estrutura sócio- econômica, cultural e de saúde desfavorável.
Enfim, teríamos o caos, com tremendo sofrimento para as famílias. Quem lucraria com a legalização das drogas? Ninguém, mas as famílias em geral perderiam muito, pois, teríamos um aumento de usuários e dependentes e incremento da criminalidade. As escolas perderiam alunos e o Brasil braços de trabalho.
A nossa esperança é que nunca seja aberta a "Caixa de Pandora "por algum louco.


Dr. Cyro Scala de Almeida

Médico




Nenhum comentário:

Postar um comentário