sábado, 23 de julho de 2011

Furg qualifica agente para o combate ao uso de drogas

jornalagora.com.br


O anfiteatro da Área Acadêmica do Hospital Universitário (HU) sediou, na última quinta-feira, 21, o início do Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) através do Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre). Esse é o primeiro de quatro cursos destinados para agentes comunitários de saúde e redutores de danos, agentes sociais profissionais que atuam nos consultórios de rua.

A Furg está entre 49 universidades federais e estaduais que atuarão nessa área, com a criação dos Centros Regionais de Referência em Crack e outras drogas (CRRs) e fica habilitada a receber recursos federais. São no total 17 municípios que fazem parte da rede sob a coordenação do Cenpre. Desses, 11 integram a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), e seis a 7ª CRS. Atuam no projeto 19 profissionais. Nos quatro cursos serão 300 participantes.

Do total de Municípios, houve o comparecimento de representantes de apenas quatro. O reitor da Universidade, João Carlos Cousin, afirmou que o assunto, que é de grande importância para a sociedade, deveria ser olhado com mais atenção pelas autoridades. “Isso é inaceitável”, ponderou. “Precisamos ter compromisso com a educação e não perdermos os nossos jovens para as drogas”. O programa, inclusive, prevê o pagamento de diárias a quem vier a Rio Grande participar dos cursos. “A presidente Dilma Rousseff pediu que declarássemos uma guerra sem quartel no combate ao uso de drogas”, disse o reitor, que participou em Brasília do seminário que deu início à implantação dos Centros.

O coordenador do Cenpre, professor Fernando Amarante Silva, também esteve na Capital federal. A secretária Municipal de Saúde, Zelionara Branco, que representou o prefeito do Rio Grande Fábio Branco, enalteceu o trabalho de Fernando Amarante. “O professor não mede esforços para contribuir no esclarecimento e orientação sobre os problemas causados pelas drogas”, assinalou. “Esses cursos vão qualificar os nossos profissionais”. A modalidade do Curso é presencial com carga horária de 60 horas. A turma terá 60 alunos. A coordenação será da psicóloga Ceres Braga Arejano. O objetivo é qualificar agentes comunitários de saúde, redutores de danos, agentes sociais e profissionais que atuam nos consultórios de rua para utilizarem a Intervenção Breve (IB) e o Aconselhamento Motivacional como estratégias para mudança de comportamento do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário