sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Como prevenir seu lar contra as drogas




Carla Montalto (itu.com.br)


Como fazer de seu lar um ambiente seguro para a prevenção ao uso de drogas?
Mesmos com as mudanças ocorridas na estrutura familiar atual, os laços familiares ainda são insubstituíveis para a saúde emocional e física das pessoas. É na família, com o compartilhar do cotidiano, que se transmitem os valores, os limites, as tradições e a cultura familiar, muito mais pelo que os pais dão de exemplo aos seus filhos, através de atitudes, do que aquilo que apenas verbalizam. Os pais, querendo ou não, moldam profundamente o comportamento dos seus filhos. Neste sentido, posso afirmar que a prevenção se inicia muito cedo, quando o ambiente familiar é cercado de amor e respeito, entre pais e os filhos.
Abordar a difícil questão do uso de álcool e drogas requer disponibilidade interna para lidar com esta temática, sabendo que o adolescente, estará naturalmente, testando os limites impostos, num processo de afirmação de sua própria identidade.
O afastamento da família é normal neste período e o “experimentar” para sentir-se adulto, é um fator vulnerabilidade. Muitas vezes o consumo de álcool e drogas aparece como uma forma disfuncional de resolver questões de socialização, busca de prazer individual e alívio imediato para desconfortos físicos ou emocionais, tais como stress, angústia e medo.
Convido enfaticamente os pais a se informarem sobre as drogas (inclusive álcool e tabaco) e seus efeitos, bem como os sintomas e indícios de uso. A omissão do controle parental sobre os jovens abre as portas para uma aventura perigosa, muitas vezes fatal.
Um ambiente familiar protetor se faz com: Envolvimento familiar positivo, monitoramento das atividades dos filhos pelos pais, regras claras de conduta na família e na escola, envolvimento dos pais com a vida de seus filhos e fortes vínculos com as instituições escola, incentivo aos esportes e prática religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário