quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Colômbia: Das drogas ilícitas à subsistência sustentável

26 de setembro de 2011 - Cerca de 80.000 famílias de agricultores na Colômbia dependem cultivo ilícito de coca para sobreviver. UNODC executa projetos para o desmame agricultores off cultivo de plantações ilícitas, incentivando-os a prosseguir meios de subsistência alternativos. Esta é a melhor maneira de acabar com a atração de cultivos ilícitos.
Hoje, Yury Fedotov, Diretor Executivo do UNODC, visitou Tarazá, na província de Antioquia, onde muitos projetos de desenvolvimento alternativo estão em fase de implantação. Acompanhado pela Sra. Catarina Martinez, Alto Representante da Agência Presidencial para a Ação Social, ele viu como orgânicos plantações de borracha e cacau criaram postos de trabalho para centenas de famílias. UNODC trabalha em estreita colaboração com as comunidades rurais, inclusive em Antioquia, onde um projeto no valor de 8.000 mil dolares recebe mais de 80 por cento dos recursos do governo local.
O director executivo ficou encantado ao ser um dos primeiros a experimentar a nova chocolate "Anorí" quente, que será vendido em cadeia da Colômbia maior supermercado ", Éxito", (que é parcialmente detida pelo supermercado "Casino" cadeia internacional).
O chocolate é produzido pela ASOMUCAN, uma cooperativa de 172 famílias de cacau de crescimento de Anorí que transformam a matéria-prima em produtos acabados com o apoio da UNODC e pelo governo local de Antioquia. Com a ajuda a superar sua falta de habilidades de marketing, as cooperativas de agricultores de vários conseguiram celebrar contratos com a empresa. Intermediários locais e regionais também estão sendo cortadas, o que permite aos agricultores a obtenção de lucros maiores.
Fedotov colocou a primeira pedra da fábrica de borracha de laboratório de controle de qualidade e processamento, o que beneficiará ASCULTICAUCHO, uma cooperativa de ex-produtores de coca que vivem em uma das zonas mais afetadas produção eo tráfico de drogas do passado recente. A borracha natural será totalmente processada, agregando valor ao investimento.
Yostor Clímaco, gerente de ASCULTICAUCHO, disse Fedotov que a plantação de borracha foi a criação de emprego a longo prazo. "Projetos como estes são o motor da economia da região. Além de criar empregos legítimos, nossas famílias desfrutar de cuidados de saúde, educação, empréstimos de crédito e de formação profissional." disse o Sr. Clímaco. "Nós sabemos que se proteger o meio ambiente e foco em produtos de alta qualidade, podemos contribuir para a prosperidade do nosso país."
"Nós aprendemos que paga legalidade - mas a violar a lei provoca um monte de problemas", acrescentou.
A Colômbia tem de longe o maior e mais bem sucedido programa nacional de desenvolvimento alternativo no mundo, com um orçamento anual próximo a US $ 85 milhões. Os programas apoiados pelo UNODC ajudaram mais de 150 mil agricultores a mudar de mercados ilícitos de meios de subsistência alternativos e criaram mais de 28,0000 empregos e 600 empresas agrícolas que vendem produtos no valor de $ 40 milhões (incluindo café, cacau, palmito, chocolate, mel e legal cash culturas) por meio de cadeias de supermercados nacionais e internacionais.
"Muitos dos modelos de desenvolvimento alternativos desenvolvidos na Colômbia são dignos de replicação em outros países", disse Fedotov, parabenizando as famílias envolvidas. "Só posso expressar a minha admiração por todos os agricultores locais, que - com muita coragem e convicção - deixaram para trás a violência gerada pelo cultivo de coca bush para abraçar um futuro melhor Nós da UNODC estamos orgulhosos de ser parte disto. desenvolvimento ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário