sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sinais sobre o uso de drogas

PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA
ATENÇÃO: A constatação de dois ou três sintomas não significa afirmar positivamente que o jovem está usando drogas. Contudo, está indicando que ele carece de uma melhor observação e acompanhamento!
SINAIS GERAIS DO USO DE QUALQUER DROGA
Mudanças bruscas no comportamento.Queda do rendimento escolar ou abandono dos estudos.Queda na qualidade do trabalho, inquietação, irritabilidade, insônia ou, ao contrário, depressão e sonolência.Atitudes furtivas ou impulsivas, uso de óculos escuros mesmo sem excesso de luz, camisas de manga longa mesmo no calor.Usos de sons em alto volume.Troca do dia pela noite.Síndrome emotivacional.
SINTOMAS E AS PRINCIPAIS DROGAS
Droga: Maconha, Marijuana, Haxixe, O-9-THC.
Principais Sintomas e sinais de conduta: Tagarelice, excitabilidade, risadas ou depressão e sonolência. Aumento do apetite (doces), olhos vermelhos congestos, alucinações, distúrbios na percepção do tempo e do espaço.Elementos acessórios: Odor de relva queimada no local. Presença de vegetal cinza-esverdeado triturado com pequenas sementes lisas, restos de cigarros feitos à mão e odor nas roupas.
Droga: Estimulantes, Anfetaminas ou "Bolinhas" e Moderadores do Apetite.
Principais Sintomas e sinais de conduta: Inquietação, excitabilidade, tagarelice constante, confusão mental, falta de apetite com emagrecimento, insônia, conduta agressiva, boca seca com irritação das narinas (secas), alucinações e dilatação da pupila.Elementos acessórios: Presença de comprimidos, diversos tipos, hábito de fumar cigarros constantemente, inquietação motora (não para quieto).
Droga: Solvente volátil, Cola de Sapateiro ou de Aeromodelismo, Limpa-tipos, Lança-perfume, Fluídos de Limpeza, Éter, Clorofórmio, Benzina, "Loló".
Principais Sintomas e sinais de conduta: Aparência de ébrio, excitação, hilariedade, linguagem enrolada, perda de equilíbrio, olhos vermelhos, nariz escorrendo (constipado), sonolência, inconsciência.Elementos acessórios: Latas ou bisnagas de cola, frascos de lança-perfume, restos de sólidos ou nódoas em panos, lenços ou sacos plásticos.
Droga: LSD, DMT, STP, Mescalina, Psilocibina, "Chá de cogumelo".
Principais Sintomas e sinais de conduta: Alucinações, delírios, confusão mental e dificuldade de raciocínio. Risos e choros, atitudes impulsivas e irracionais. Calafrios, tremores, sudorese, pupilas dilatadas, reações de pânico com sensação de deformação no corpo e objetos.Elementos acessórios: Pequenos comprimidos ou drágeas, cubos de açúcar com manchas, restos de cogumelos (com cheiro de esterco), pequenos frascos.
Droga: Cocaína.
Principais Sintomas e sinais de conduta: Excitação, aumento da atividade, agressividade, idéias delirantes com suspeita de tudo e de todos, palidez acentuada e dilatação da pupila.Elementos acessórios: Septo nasal perfurado e com pequenas hemorragias, pó branco cristalino, objetos metálicos tipo caixa de rapé ou pequenos tubos metálicos.
Droga: Ópio, Morfina, Heroína e Narcóticos da Síntese (Algafan), Pembenyl.
Principais Sintomas e sinais de conduta:Estupor, analgesia, lacrimejamento, coriza, "pupila em cabeça de alfinete", sonolência.Elementos acessórios: Pós brancos cristalinos ou escuros, ampolas, frascos de xarope, seringas hipodérmicas e acessórios, agulhas, manchas de sangue na roupa, feridas, cicatrizes e abcessos no corpo, dedos queimados.
fonte: DENARC-SP - DIPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário