terça-feira, 21 de maio de 2013

Ministério Público da Paraíba defende a descriminalização das drogas


Oswaldo Trigueiro compara drogas ilícitas a álcool e defende descriminalização na PB

26/04/2013 | 14h27min

O Ministério Público da Paraíba defende a despenalização e descriminalização das drogas no Estado e aponta que a solução para este problema é o tratamento dos usuários.
O procurador Geral de Justiça do Estado, Oswaldo Trigueiro, em entrevista ao programa Rede Verdade da TV Arapuan desta sexta (26), concordou com o Especialista em Dependência Química, Luca Santoro ao afirmar que a sociedade precisa aprender a conviver com o problema das drogas, assim como o da criminalidade.
“Temos que ter um ambiente de equilíbrio para não ter a sensação de violência e não ter efeitos negativos na sociedade”, destaca.
Para Trigueiro a solução é o tratamento do usuário de droga e reclamou que no momento que existe uma criminalização ‘é uma porta que se fecha’. “Temos que caminhar como vários países caminharam, pela linha da despenalização e descriminalização. Já houve avanço no sentido do usuário, com a despenalização, agora o movimento é para descriminalizar. O usuário não pode ser punido por isso, mas ter uma política de prevenção e assistência”, diz.
O procurador reclamou que os dependentes químicos são segregados e colocados à margem e faz um comparativo com o álcool onde a sociedade absorve bem a ‘cervejinha’ ou o copo de vinho. “O que há por trás do comércio de álcool que não existe por traz das drogas? Hoje há uma decisão política, a administração e o poder público estão lutando”, conclui.

Marília Domingues

Nenhum comentário:

Postar um comentário