quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O Brasil é o maior mercado consumidor de crack do mundo e o 2º em cocaína.


DROGAS - 05/09/2012 15h04 - Atualizado em 05/09/2012 15h30
TAMANHO DO TEXTO

Brasil é o maior mercado consumidor de crack do mundo, diz estudo

Cerca 6 milhões de brasileiros já experimentaram cocaína alguma vez na vida. País é o segundo maior mercado da droga no mundo

REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA BRASIL
MOBILIDADE Os “noias”, como são conhecidos os usuários de crack, numa rua do bairro dos Campos Elíseos, na região central de São Paulo. Com o esvaziamento da Cracolândia, eles migraram para áreas vizinhas (Foto: Fabio Braga/Folhapress)
O Brasil é o maior mercado mundial do crack e o segundo maior de cocaína, conforme pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os dados do estudo - que ouviu 4,6 mil pessoas com mais de 14 anos em 149 municípios do país – foram apresentados nesta quarta-feira (5) na capital paulista.
Os resultados do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) apontam ainda que o Brasil representa 20% do consumo mundial do crack. A cocaína fumada (crack e oxi) já foi usada pelo menos uma vez por 2,6 milhões de brasileiros, representando 1,4% dos adultos. Os adolescentes que já experimentaram esse tipo da droga foram 150 mil, o equivalente a 1%. Considerando o número absoluto de consumidores de cocaína, o Brasil só perde para os Estados Unidos no mundo. 
De acordo com o relatório, cerca de 4% da população adulta brasileira, 6 milhões de pessoas, já experimentaram cocaína alguma vez na vida. Entre os adolescentes, jovens de 14 a 18 anos, 44 mil admitiram já ter usado a droga, o equivalente a 3% desse público. Em 2011, 2,6 milhões de adultos e 244 mil adolescentes usaram cocaína.
O levantamento do Inpad revelou também que a cocaína usada via intranasal (cheirada) é a mais comum. Aproximadamente 5,6 milhões de pessoas já a experimentaram na vida e, somente no último ano, 2,3 milhões fizeram uso. Entre os adolescentes, o uso é menor, 316 mil experimentaram durante a vida e 226 mil usaram no último ano.
A pesquisa também comparou o consumo de cocaína nas regiões brasileiras em 2011. No Sudeste está concentrado o maior número de usuários, 46% deles. No Nordeste estão 27%, no Norte 10%, Centro-Oeste 10% e Sul 7%. Relatórios com resultado e metodologia estão na página do Inpad na internet.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário