sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Programa Guarda Amigo. Uma boa idéia.


Russomanno propõe “guarda amigo” para prevenir uso de drogas nas escolas

Programa de governo visa a capacitar guardas civis e aproximá-los de alunos
Russomanno faz carreata pelo Grajaú (Foto: José Patrício/AE)
O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, disse nesta quarta-feira (5) que, se for eleito, vai criar o programa “guarda amigo” para prevenir e combater o uso de drogas nas escolas do município. De acordo com ele, agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) serão treinados para dar palestras e atuar dentro dos centros de ensino.
— Esse guarda amigo vai ter amizade com as crianças, com os adolescentes e pré-adolescentes e trabalhar na prevenção [...] O trabalho de prevenção é dentro das escolas, é no entorno das escolas e é isso que nós vamos desenvolver.
Antes de começar uma carreata pelo bairro do Grajaú, na zona sul da capital, nesta tarde, Russomanno voltou a dizer que vai aumentar o efetivo da GCM de cerca de 6.000 para 20 mil agentes. Para o candidato, a falta de segurança nas ruas é uma das urgências da região visitada.
Ainda se referindo às melhorias que pretende implantar no bairro, Russomanno criticou as condições das ruas e prometeu aumentar a rigidez das regras para abertura de buracos por companhias prestadoras de serviço.  Após o fechamento, cada empresa terá que pintar com uma cor pré-definida o local da intervenção.
— A população vai fiscalizar se fico com desnível para cima ou para baixo. Se isso acontecer, a empresa será multada e o presidente vai responder por danos ao patrimônio público.
Vídeo
Questionado sobre o vídeo que o senador Aloysio Nunes (PSDB) postou em seu Twitter nesta terça-feira (4), Russomanno se disse agradecido ao tucano. Aliado do candidato José Serra, Nunes divulgou um vídeo, que já circulava na internet, em que Russomanno aparece apalpando sua entrevistada durante a cobertura de um Carnaval na década de 1990. 
Bem humorado, o candidato disse que a atitude foi “uma promoção maravilhosa” do vídeo.
— Eu só tenho a agradecer a ele porque aumentou a quantidade de acessos violentamente. Foi uma promoção maravilhosa. Obrigado a ele.
A versão postada pelo senador busca questionar a conduta de Russomanno. Depois de mostrar um trecho da propaganda do candidato em que ele aparece como um “homem sério, quase aristocrático”, o vídeo mostra as imagens da entrevista durante o Carnaval.
Segundo Marcos Pereira, coordenador geral da campanha de Russomanno e presidente nacional do PRB, Russomanno não vai responder a ataques pessoais.
— O Celso não vai responder a ataques pessoais. O PRB continua fazendo uma campanha limpa, com ética, em São Paulo e em todo o Brasil. [...] Um senador da República não deveria se prestar a esse tipo de papel, de entrar em baixaria. E o nosso foco é discutir os problemas e as possíveis soluções para a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário