quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ban Ki-moon: Afeganistão deve priorizar guerra contra drogas

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, convocou nesta quinta-feira o Afeganistão a fazer da lutar contra o tráfico de drogas uma prioridade, num momento em que as colheitas de ópio crescem no maior produtor do mundo, e pediu ao mundo para ajudar neste esforço.
"Acima de tudo, o governo afegão deve priorizar a questão dos entorpecentes", disse Ban em seu discurso de abertura, em Viena, da iniciativa do "Pacto de Paris" para combater o tráfico de drogas no Afeganistão. "As agências de aplicação da lei (no Afeganistão) devem trabalhar duro na erradicação de cultivos, eliminando laboratórios, evitando que precursores entrem no país, e inibindo o tráfico de drogas", insistiu.
O Afeganistão cultiva cerca de 90% do ópio mundial e a produção da droga disparou no ano passado 61%, de acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). As drogas compõem agora 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do Afeganistão.
Ban também advertiu que "reduzir a oferta é apenas metade da história. Não pode haver sucesso verdadeiro sem reduzir a demanda".

Nenhum comentário:

Postar um comentário