quarta-feira, 16 de junho de 2010

Luanda : Comite Interministerial vai realizae campanha de prevenção contra drogas

Angola Press
Luanda – O Comité Interministerial de Luta contra as Drogas (Cilad) vai realizar, em Luanda, uma jornada de prevenção em alusão ao Dia Mundial da Luta contra as Drogas, a ser assinalado a 26 de Junho.

A informação foi avançada hoje à Angop pela directora da instituição, Ana Graça, confirmando que o evento, a decorrer de 19 a 26 do corrente mês, será repartido em 3 encontros massivos.

A abertura oficial vai acontecer no dia 19, estando depois previstas duas caminhadas, uma no município do Kilamba Kiaxi e outra no Cazenga, por considerar serem os mais populosos, sendo a outra no Largo das Escolas, esta última com queima de drogas.

Segundo a responsável, a actividade visa divulgar as acções do Cilad e prevenir as pessoas do uso das drogas, reconhecendo haver necessidade do combate para evitar que mais pessoas entrem no mundo das drogas.

“Sabemos que as drogas não são benéficas para saúde nem para o desenvolvimento de nenhuma nação, pretendendo assim combater todas as formas de drogas. Normalmente quando se fala de drogas refere-se a cocaína e liamba, mas o Cilad neste momento preocupa-se mais com o álcool que é o que mais circula no país”, referiu

Durante a jornada serão realizadas ainda palestras, seminários e debates. Tendo como palestrantes os activistas e membros do Cilad. Em debate estarão temas como “A cidade e as drogas”, “Droga e a juventude”, “Doenças e outros males causados pelas droga”.

Participarão no encontro estudantes, membros das igrejas e jovens da sociedade civil.

O Cilad é um comité interministerial, afecto ao Ministério da Justiça, criado pelo Decreto-lei 13/ 10 a 21 de Setembro de 2001. Está vocacionado ao combate e prevenção contra o uso de drogas. Tem representantes nas 18 províncias do país, coordenado pelo Ministério da Justiça e tem como membros o Ministério da Saúde, a Direcção dos Medicamentos, Ministério do Interior, a Direcção Nacional de Investigação Criminal, Ministério da Comunicação Social, da Agricultura e Alfândegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário