terça-feira, 15 de janeiro de 2013

No Rio um Delegado de Policia comanda a Secretaria de Segurança. Em SãoPaulo há 20 anos, promotores. Quem está melhor? O Rio.

Duas políticas criminais se destacam hoje no cenário nacional. A do Estado do Rio de Janeiro e a do Estado de São Paulo.
No Rio de Janeiro inteligência e investigação fizeram com que o Estado ocupasse as notícias internacionais mostrando estratégia e eficiência. A pacificação dos morros cariocas não terminou após as operações militares. Centrais de inteligência monitoram a realidade local e as investigações que antes eram travadas pela ocupação do crime organizado no local, assim como das milícias, passaram a ser realizadas como se devem, ou seja, de forma desburocratizada e pragmática. Desta forma o sucesso perene desta política criminal deve-se, e muito, ao entendimento da necessidade do investimento no chefe de policia, no coordenador da engrenagem policial, o Delegado de Policia que hoje, no Estado Rio de Janeiro ganha R$ 14.000,00, o maior salário pago entre os Estados nação.
Em São Paulo o governo do PSDB, há vinte anos no poder, construiu a política criminal com base na militarização dos procedimentos policiais. Burocratizou a investigação policial, sucateou a policia cientifica e negligenciou a inteligência policial. Resultado: formação de um cartel de drogas que com tentáculos em  todas as cidades do Estado, ações desprovidas de planejamento de longo prazo e com eficiência zero, a exemplo da cracolândia, morte de civis e policiais em uma guerra causada por desmandos insensatos, desrespeito aos direitos humanos, perseguição a policiais civis por uma corregedoria em busca de números e negligencia na contratação de policiais desfalcando a já ridícula porcentagem de policiais por habitantes nas pequenas cidades. Claro que São Paulo frequentou os noticiários nacionais e internacionais de forma extremamente negativa.
Mas qual a razão de direcionamentos tão desiguais em Estados vizinhos? Em São Paulo, há 20 anos, a SSP é comandada por Promotores de Justiça. Todos sabemos que os promotores de justiça defendem ter o poder de investigar. Será que esta não seria a razão do sucateamento da investigação e da inteligência policial? Pois se a investigação e a inteligência realizada pela policia civil melhorar será que os promotores ainda precisariam investigar? Será que esta associação do fiscal da lei, MP, com  Governo do Estado é salutar para a população?
No Rio de Janeiro o Secretario de Segurança é um Delegado de Policia. A investigação melhorou, a inteligência é aclamada, os Delegados são valorizados.
Enfim pergunto: Será que alguém no Rio de Janeiro quer um promotor como Secretario de Segurança? Resposta: Não. Isto é coisa de tucano paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário