terça-feira, 20 de outubro de 2009

Amor - Exigente - Mara Silva Carvalho de Meneses


Últimas Notícias
Publicada em 19/10/2009

Amor-Exigente
Pedagoga Mara Carvalho dá dicas de como trabalhar a prevenção às drogas


“O problema das drogas é o maior desafio do mundo de hoje e a sua prevenção se dá quando há união entre a população para esclarecer e preparar as pessoas sobre o uso das drogas”, explicou Mara Mara Silva Carvalho de Meneses, pedagoga e presidente do grupo ‘Amor-Exigente’, durante palestra no auditório da Unitins, no domingo, dia 18.
Mara apontou com principal caminho que a sociedade deve seguir; a busca pelos valores humanos, a convivência harmoniosa com a família e amigos, cultivar hábitos saudáveis e ter uma mudança de atitude diariamente.
Mas, ela é enfática, sem a elaboração de um plano de vida, as vezes as coisas não dão certo. Então, ela citou alguns princípios fundamentais para a prevenção ao uso das drogas: como a integridade moral e ética, a vivência de valores, a coerência e a pluralidade religiosa. “É preciso usar as diferenças a serviço do ser humano e da vida. O ‘Amor-Exigente’ está a serviço da transformação da nossa época, tendo como tema ‘cuidando de quem cuida’”.
Outra definição apontada por Mara é que o ‘Amor-Exigente’ é o reorganizador de atos para se viver melhor. Um dos primeiros pontos para se trabalhar a prevenção ao uso das drogas é conhecer a si mesmo e estar unido a um grupo de apoio de ajuda mútua.
Para trabalhar o desafio de combate as drogas, Mara frisou que a pessoa deve assumir o compromisso consigo mesma, sendo melhor hoje do que ontem.
Mara explicou que o governo tem um papel importante na prevenção às drogas, como promover ambientes saudáveis de convivência e realizando ações para retardar e prevenir o abuso de álcool ou outras drogas.
Outro fator importante é que as pessoas devem ter conhecimento sobre informações e dados sobre a situação das drogas no mundo, na região e no município para ter mais clareza do problema e como lidar com ele.
“O álcool é a porta entrada para os maiores problemas da sociedade, como violência e acesso a outras drogas”, alertou Mara. O alerta vai para os pais que não percebem que o álcool é uma droga e deixam os seus filhos menores de idade ingerir bebidas alcoólicas sem restrição.
Participaram do encontro 80 pessoas, entre elas, representantes de Araguaína, Novo Acordo, Lajeado, Tocantínia, Rio Maria (PA), Santana do Araguaia (PA) e Palmas.

Busca de alternativas
Crisnacleiton da Silva Pereira, 20 anos, veio de Santana do Araguaia, Pará, para conhecer o trabalho do grupo ‘Amor-Exigente’ e compartilhar a idéia com colegas da Diocese. “Valeu a pena ter vindo a este encontro. Precisamos trabalhar com os jovens esses valores humanos para que eles tenham novas alternativas”. Crisnacleiton irá realizar uma reunião com os jovens e paroquianos de Santana do Araguaia para viabilizar a criação dos grupos ‘Amor-exigente’. (Informações da Ascom/Seciju)

Nenhum comentário:

Postar um comentário