sábado, 28 de julho de 2012

Oliver Stone e a descriminalização das drogas


Oliver Stone defende descriminalização das drogas

Capa da edição de agosto da revista High Times traz o cineasta fumando um baseado
Capa da edição de agosto da High Times traz o cineasta fumando baseado
O diretor Oliver Stone assumiu a defesa da descriminalização das drogas ao divulgar seu novo thriller de ação, “Selvagens”. “É uma forma de escravidão fazer com que tantos jovens acabem na prisão por tráfico”, ele disse, durante entrevista para a BBC. “Isso é um problema internacional e não acabará a menos que se mudem as regras. Descriminalizar as drogas seria um primeiro passo”, propôs.
Usuário assumido de maconha – desde sua incursão como soldado no Vietnã ao final dos anos 1960 – , o diretor foca em “Selvagens” a violência do tráfico de drogas e dos cartéis mexicanos. A trama teria sido escolhida para evidenciar a distribuição de substâncias ilícitas e refletir sobre uma situação que o cineasta considera inegável: “A droga, e sua guerra associada, são um fenômeno que atinge ambos os lados da fronteira”.
Stone diz ainda que a violência não acontece no lado americano da fronteira, onde os incidentes são isolados, por questões de marketing. “Há mortos, há violência! Mas é de interesse dos cartéis que isso se mantenha no México, porque um má publicidade nos EUA lhes traria graves consequências”, explicou o diretor.
Desse modo, a produção revela um universo complexo onde “nenhuma crueldade é demais”, retratando os bastidores do contrabando de drogas no interior do México. E o diretor não se importa que o filme seja considerado um “panfleto sangrento sobre a legalização das drogas”, afirmando que “o mundo está vendo tudo em proporções aumentadas, da violência ao entretenimento. Este filme é meu e ninguém tem nada com isso”.
Além desta entrevista para a BBC, Oliver Stone também conversou sobre o assunto na edição de agosto da revista High Times, publicação especializada voltada aos usuários de maconha. A capa já induz a polêmica, sendo ilustrada pelo cineasta fumando um baseado.
“Selvagens” é baseado no best-seller homônimo do escritor Don Wislow e conta a história de dois amigos que dividem a mesma namorada e um bem-sucedido negócio de plantio e distribuição de maconha da mais alta qualidade em Laguna Beach. Num envolvimento com o narcotráfico mexicano, a garota acaba sequestrada e o preço do resgate é todo o dinheiro que eles ganharam nos últimos cinco anos. Os jovens concordam em pagar a quantia, mas tramam um plano alternativo que envolve vingança, o resgate da jovem e uma grande fuga.
O longa estreou na última sexta-feira (6/7) nos EUA, e deve chegar ao Brasil somente no dia 19 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário